15 livros para quem quer aprender escrita e storytelling

Boa parte da minha formação como storyteller e escritor veio de livros técnicos.

É verdade que eu sigo me atualizando constantemente por meio de cursos, mas a base do meu pensamento veio com os livros.

Para me manter sempre afiado, eu mergulho neles. Eu fico obcecado por eles. Eu não passo mais de uma semana sem ler um novo material sobre escrita criativa ou storytelling.

Esse hábito se mostrou um grande diferencial na minha carreira e possibilitou que eu encontrasse belas joias pelo caminho… embora algumas porcarias apareçam por aí de vez em quando.

Sendo assim, para ajudar você a desviar das armadilhas e focar nos tesouros, decidi criar essa pequena lista.

Aprecie sem moderação e clique sobre os títulos para saber mais.

5 livros para escritores disponíveis em Português:

  • Sobre a Escrita, Stephen King: essa obra é parte autobiografia e parte livro técnico. É excelente pois King fala sobre o que funcionou na prática para ele. Além disso, sua escrita é fácil e muito agradável.
  • Manual do Roteiro, Syd Field: um pequeno livro que exerceu enorme influência na minha maneira de encarar a estrutura. Entenda isso daqui e estará a frente da grande maioria dos escritores.
  • A Jornada do Escritor, Chrisopher Vogler: o melhor manual que você encontrará sobre tudo o que envolve a Jornada do Herói. Simplesmente compre e devore.
  • Escrever Ficção, Assis Brasil: um guia escrito por um dos mais respeitados professores de criação literária do país. É uma ótima opção para quem busca exemplos mais clássicos e uma linguagem mais rebuscada.
  • Como Escrever Um Livro, Nano Fregonese: o meu livro, fruto de 12 anos no campo de batalha. Aqui eu reuni o melhor que encontrei e testei na prática, tudo com uma linguagem simples, divertida e com exemplos retirados da cultura pop. Modéstia à parte, é o melhor livro para escritores do Brasil.

5 livros internacionais para escritores:

  • Writing Fiction for Dummies, Peter Economy e Randy Ingermanson: se você lê em inglês, compre esse livro. É a síntese da eficiência americana aplicada à escrita. Leia até mesmo se o seu objetivo é fazer algo totalmente diferente já que, para quebrar as regras, você deve conhecê-las.
  • Into The Woods, John Yorke: sou totalmente apaixonado por esse livro britânico. Linguagem incrível, exemplos maravilhosos e análise histórica sobre a criação de histórias. Deveria ser obrigatório para todo escritor.
  • Stein on Writing, Sol Stein: conselhos e um dos mais lendários e bem-sucedidos editores de livros norte-americanos. Preciso dizer mais?
  • Plot & Structure, James Scott Bell: um dos primeiros livros que li que abordavam temas como estruturação geral e de cena de uma forma simples e direta. Leia e releia diversas vezes, pois ele esconde pérolas valiosas.
  • Wonderbook, Jeff VanderMeer: esse livro do famoso autor de Aniquilação é, além de um ótimo manual, um deleite para os olhos. Suas ilustrações fantásticas ajudam a compreender as técnicas e são especialmente úteis para pessoas muito visuais.

5 livros fundamentais sobre storytelling:

  • O Guia Completo do Storytelling, Fernando Palacios e Martha Terenzzo: talvez o mais completo manual brasileiro sobre o assunto, abordando a criação de histórias em diferentes áreas, do entretenimento aos negócios. Tem uma linguagem um pouco técnica, mas nada que trave demais a leitura.
  • 5 Lições de Storytelling, James McSill: esse livro é de autoria de um dos meus grandes mentores. Por ter trabalhado diretamente com o James McSill eu posso afirmar que ele fala com propriedade sobre o tema e tem experiência real na área.
  • O Herói e o Fora-da-Lei, Margaret Mark e Carol S. Pearson: livro excelente para quem quer entender o uso de arquétipos na construção de marcas ou personagens.
  • All Marketers Are Liars, Seth Godin: os livros do Seth são deliciosos de se ler e trazem uma imensa quantidade de ensinamentos, apesar dos tamanhos diminutos. Se você quer compreender o uso do storytelling no marketing e publicidade, você precisa ter essa obra.
  • The Storytelling Animal, Jonathan Gottschall: livro um pouco mais denso, que explora a nossa relação com as narrativasem um nível histórico e antropológico. Indicado para todos que querem enxergar o storytelling em toda a sua glória.

Compartilhar agora!

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

15 livros para quem quer aprender escrita e storytelling

Boa parte da minha formação como storyteller e escritor veio de livros técnicos. É verdade que eu sigo me atualizando...

Você escreveria o seu texto mesmo se tivesse zero visualizações?

Olhar pra sua produção de forma estratégica é um grande diferencial do escritor mais experiente..Saber selecionar assuntos, moldar as frases,...

Quero escrever, mas minha mente está cheia. O que fazer?

Puxa, que ideia genial! Você se senta pra escrever, todo empolgado com essa sua nova ideia. No primeiro dia a...

Escrever é viver no nível mais forte

Quem me segue a mais tempo sabe por que a página tem esse nome, mas acho que nunca parei pra...

Leia esse post e descubra (FINALMENTE) pra que serve o título

Seja na capa de um livro ou no topo de um texto em seu blog, acredito cada vez mais que...

Vale a pena escrever um livro em um mês?

Tenho recebido muitas perguntas questionando a utilidade do NaNoWriMo. Antes de responder, porém, vale explicar o que diabos é isso....

Ninguém é vilão na própria história

Recentemente, no Instagram, falamos sobre o novo filme do Coringa e analisamos alguns pontos de destaque da narrativa. Talvez o...

O seu texto é útil?

A atenção se tornou um dos nossos ativos mais valiosos. Somos, a todo momento, impactados por centenas de informações e...