5 dicas fáceis para criar o hábito da leitura

Recentemente tivemos uma ótima conversa lá no meu Instagram, sobre o hábito da leitura.

Perguntei se os meus seguidores já tinham sentido dificuldade para estabelecer o hábito ou para retomá-lo após um tempo afastados dos livros e as respostas trouxeram uma boa dose de surpresa.

Cerca de metade deles disse ter passado por dificuldades – e isso em uma página voltada a leitores e escritores, heim!

Um número ainda maior disse ter sentido dificuldade em retomar o hábito após um tempo sem ler.

Eu entendo. Eu me encaixo perfeitamente aí.

Embora eu lesse bem na infância e começo da adolescência, fiquei um tempo afastado dos livros, me dedicando apenas a RPGs e HQs.

Por sorte – e por influência de leitores ao meu redor – eu voltei aos livros. Só que isso exigiu comprometimento e um esforço consciente.

Sendo assim, unindo o que aprendi na pele e os relatos de vocês, preparei 5 dicas práticas para quem quer criar ou retomar o hábito da leitura.

Ah… e ATENÇÃO: mesmo que você leia com frequência, fique ligado nessas dicas, pois elas serão úteis quando formos abordar a criação do hábito de LER COMO ESCRITOR, em um futuro próximo.

  1. No começo, leia o que te dá prazer. Afinal, aquilo que fazemos por amor é aquilo que podemos fazer para sempre.
  2. Estabeleça uma meta diária que faça sentido pra você. Não se compare e nem tente competir com gente que diz que lê mil páginas por dia. Não estamos em uma corrida. Constância, no fim das contas, é melhor que quantidade.
  3. Reserve um tempo exclusivo para a leitura e proteja esse tempo. Descubra um período do dia mais tranquilo pra você e reserve-o para a sua leitura. Para mim, é logo antes de dormir.
  4. Fique confortável, mas não muito, ou acabará dormindo. Nada de iluminação fraca demais, olhos muito voltados para baixo e nem mesmo aquela moleza de ler deitado.
  5. Retomar é mais difícil do que começar, pois pode trazer uma dose de frustração. Sendo assim, faça tudo o que puder para não quebrar a corrente. Mantenha o hábito, nem que tenha que reduzir a sua meta diária.

Pra começarmos, é isso aí. Simples e eficiente.

O assunto será abordado de maneira bem mais profunda na aula de amanhã, na nossa Escola Online. Então, se você é aluno, não deixe de assistir.

Compartilhar agora!

Related Posts

Posts Recentes

5 dicas fáceis para criar o hábito da leitura

Recentemente tivemos uma ótima conversa lá no meu Instagram, sobre o hábito da leitura. Perguntei se os meus seguidores já...

Eu sou um escritor, então eu leio

Escritores escrevem.E essa afirmação não é tão óbvia quanto você poderia imaginar, pois há por aí um monte de escritor...

Protagonista não é o mesmo que herói

O protagonista é a figura central da sua narrativa.É ele quem tem aquele desejo ou necessidade que vai movimentar toda...

O melhor escritor não é um intelectual, é um artesão

Muita gente pensa no escritor como uma espécie de intelectual. Uma figura com um dom divino, isolada em seu escritório,...

Como escolher o narrador da minha história?

Quem é o narrador?Na grande maioria das vezes, o narrador é apenas uma voz que relata acontecimentos. Talvez seja a...

3 duras verdades sobre vender seus livros

Você foi lá, batalhou durante meses ou anos, ralou, suou, escreveu, jogou tudo fora, escreveu de novo até que, após...

Enquanto eles berram, você escreve

Eles vão tentar te derrubar.Você viu, nas minhas próprias redes sociais, como o ódio e a mentalidade pequena são reais.Você...

O incômodo nas história de terror

Histórias de terror são, por definição, histórias que nos causam medo.E, quando você analisa com cuidado, fica fácil perceber que...