As vantagens de escrever sobre o que você sabe

Já falamos aqui sobre a importância de se escrever sobre aquilo que se ama, além de se escrever sobre aquilo que você sabe. Mas isso não quer dizer que você não deve escrever sobre os assuntos que domina!

Olha só, quando você escreve sobre o que sabe, você consegue tornar a jornada toda muito menos complicada, além de deixá-la mais rápida e ágil.

Claro. Domínio sobre um assunto significa que você precisa gastar menos tempo pesquisando e também tem mais segurança naquilo que fala. Provavelmente você conhece muitos detalhes sobre a área e poderá enriquecer o seu livro ou história com dados interessantes, que vão surpreender os leitores.

Pense no caso de John Grisham,  que foi advogado antes de passar a escrever thrillers que envolviam o mundo jurídico. Ele se aproveitou de um conhecimento que já possuía para criar histórias únicas. Esperto, não?

Escrever sobre o que se sabe é importante. Vai ajudar você a praticar, a se sentir melhor consigo mesmo e a se identificar como parte de uma tribo. Talvez você descubra que faz parte do clube dos escritores de histórias de detetive. Talvez descubra que gosta mesmo é de escrever sobre desenvolvimento pessoal com base em zen-budismo. Talvez a sua grande empatia te permita escrever livros de romance verdadeiramente emocionais. Quem sabe?

Identifique as áreas em que você é bom (ou as áreas em que tem muita experiência). Você vai ver como elas são excelentes fontes de ideias.

Compartilhar agora!

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Devo escrever de forma pessoal?

Decidi escrever esse texto porque tive uma conversa interessante com um leitor aqui do blog. Basicamente ele me perguntou sobre...

O grande antagonista

Toda história tem um antagonista, alguém que se coloca contra os objetivos do herói e o atrapalha em seu caminho....

Ninguém vai salvar você

Quando a gente está criando uma história mais tradicional, uma das coisas mais importantes é pensar em um protagonista realmente...

A sua ideia não vale nada

Quando a turma que adora escrever ou contar histórias se encontra (seja pessoalmente ou na internet), não demora pra conversa...

Como escrever conteúdo legal para o meu blog?

Recebi essa pergunta sobre conteúdo faz uns dias lá no meu Instagram e achei muito pertinente. Só que a resposta...

Por que não escrevo mais sobre o ofício de escrever

Se você acompanha o meu trabalho, deve ter percebido que já faz um bom tempo que eu não escrevo um...

Sobre vaidade e gratidão no meio criativo

Eu adoro o trabalho criativo. Sério. Eu meio que sou imprestável para tudo o que não envolve usar a criatividade...

Homunk: seu estúdio virtual

Uma das coisas que eu mais gosto disso de ter um site é o contato com o público. Sério, é...