Eu me comparo com os outros e travo. O que fazer?

Você ama escrever, tem o sonho de um dia ser um autor publicado e até mesmo já possui algumas histórias prontas na gaveta. Na verdade, você está quase pronto para lançar um ebook ou postar alguns capítulos no seu blog…

Mas aí você resolve dar uma passeada na internet, vê diversos outros escritores mais famosos e com mais público e então você trava.

Você vê o sucesso dos outros e pensa que não está à altura deles. Pensa que é uma fraude. Pensa que, se mostrar seu trabalho, vai fazer papel de ridículo. E agora?

Antes de mais nada, aceite que a comparação é real. Ela existe. Os leitores fazem comparações a todo momento. Por isso, é bom que você assuma a responsabilidade pelo que escreve e tente fazer o melhor possível.

Não adianta enfiar porcaria goela abaixo dos outros e achar que as pessoas serão compreensivas pelo fato de você ser um iniciante.

Ninguém quer ler porcaria. Simples.

Dito isso, saiba que muito provavelmente você está encarando a comparação da forma errada. Você deve, sim, se comparar. Mas não com os outros.

Cada pessoa tem um caminho e uma história. Alguns estão por aí, escrevendo e estudando sobre o assunto há décadas. Outros já possuem público. Outros abordam temas populares. Outros têm sorte. Enfim… há infinitas variáveis que vão determinar o sucesso ou fracasso de um escritor e elas são diferentes para cada um de nós.

Não faz o menor sentido você se comparar com os outros, uma vez que as variáveis de vocês são totalmente diferentes.

O que você precisa fazer é focar na única coisa que realmente é da sua responsabilidade: você mesmo.

Estude. Pratique. Evolua. Você não tem obrigação nenhuma de se colocar no nível de um Machado de Assis, mas tem toda a responsabilidade do mundo de escrever melhor do que escrevia ontem.

Pare de alimentar o seu ego e de pensar no sucesso dos outros. Pense na sua escrita e no que você pode fazer para escrever melhor amanhã. É assim que você vai chegar lá.

Compartilhar agora!

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

15 livros para quem quer aprender escrita e storytelling

Boa parte da minha formação como storyteller e escritor veio de livros técnicos. É verdade que eu sigo me atualizando...

Você escreveria o seu texto mesmo se tivesse zero visualizações?

Olhar pra sua produção de forma estratégica é um grande diferencial do escritor mais experiente..Saber selecionar assuntos, moldar as frases,...

Quero escrever, mas minha mente está cheia. O que fazer?

Puxa, que ideia genial! Você se senta pra escrever, todo empolgado com essa sua nova ideia. No primeiro dia a...

Escrever é viver no nível mais forte

Quem me segue a mais tempo sabe por que a página tem esse nome, mas acho que nunca parei pra...

Leia esse post e descubra (FINALMENTE) pra que serve o título

Seja na capa de um livro ou no topo de um texto em seu blog, acredito cada vez mais que...

Vale a pena escrever um livro em um mês?

Tenho recebido muitas perguntas questionando a utilidade do NaNoWriMo. Antes de responder, porém, vale explicar o que diabos é isso....

Ninguém é vilão na própria história

Recentemente, no Instagram, falamos sobre o novo filme do Coringa e analisamos alguns pontos de destaque da narrativa. Talvez o...

O seu texto é útil?

A atenção se tornou um dos nossos ativos mais valiosos. Somos, a todo momento, impactados por centenas de informações e...