Você não quer ser escritor p#&!@ nenhuma

Então tudo o que você quer é ser um escritor? Esse é o seu lindo sonho e o seu papel no mundo, certo? Você sente que nasceu pra isso e que nada te fará tão feliz quanto viver das palavras que você tão criativamente insere no papel.

Pois é. Eu também já pensei assim. E, por eu já ter pensado assim, me permita dividir com você uma coisinha que aprendi:

Você não quer ser escritor porra nenhuma!

Credo! Que grosseria, Nano. Você nem me conhece e já fala assim. Vou deixar de te seguir.

Ótimo, porque eu não produzo conteúdo pra quem é feito de vidro. Pode ir.

Já se você se sentiu irado, com aquele fogo no estômago e com vontade de provar que estou errado, continue lendo. Ainda há salvação.

Quando comecei a me dedicar à escrita eu achava que queria ser escritor. Eu dizia que se ao menos eu tivesse uma forma de mostrar o quão bom eu era… se uma editora me desse uma chance… se as pessoas lessem um livrinho meu… bom, aí eu seria um escritor e poderia viver disso.

Eu viajaria e daria palestras e seria influenciador e daria entrevistas e escreveria o que eu quisesse e só quando eu quisesse. Soa familiar?

Demorou, mas um dia eu caí na real.

Eu não queria ser escritor.

O que eu queria era afagar o meu ego. Eu queria viver como uma criança, fazer só o que eu gostava e os outros que arcassem com os meus custos de vida (e não estou só falando de dinheiro). Eu queria viver em um sonho ao invés de acordar e arregaçar as mangas.

Quando falo com iniciantes que me dizem que querem ser escritores, eu vejo muito do antigo Nano. Eu vejo gente que não quer ser escritora. Gente que nem mesmo quer escrever.

Essas pessoas querem TER ESCRITO, o que é completamente diferente.

Elas querem o título de escritoras, mas elas não querem o trabalho duro.

Porque sabe o que um escritor faz? Ele escreve.

O escritor senta a bunda na cadeira e produz, estando com vontade ou não.

Ele escreve porque precisa.

Ele não escreve para ser rico ou famoso. Ele não escreve só para dizer que foi publicado. Ele não escreve pra poder se achar o fodão pros amiguinhos nas redes sociais.

Nenhum problema se você quer essas coisas, mas então assuma e me poupe do papinho de que tudo o que você quer é ser um escritor. Não é.

Pra ser escritor, basta assumir o compromisso. Basta escrever todo dia. Basta pegar uma página em branco e sangrar nela.

Já fez isso? Fez de verdade, da melhor forma possível? Ótimo… então você já é um escritor.

O que mais você quer?

Compartilhar agora!

Related Posts

  1. Olá Nano, ótimo post, mas que tal escrever um sobre aquele cara que quer o contrário? Imagina o cara que detesta redes sociais, não quer ser nem conhecido, mas quer de alguma forma escrever e ser lido. Talvez seja o cara dos “antigamentes”, aquele Stephen King que tem vontade de contar histórias mas não sabe como sobreviver neste mundo literário atual, onde tem que se dividir entre escrever, fazer marketing, auto-publicar e participar do wattpad escrevendo de graça pra rede ganhar. Ou um Luis Fernando Veríssimo que quer ser lido sem ser visto. Será que esse cara ainda tem chance?! Abraço!

    1. Olá, Rodrigo!
      Muito obrigado pelo comentário e pela ótima sugestão.
      Certamente ainda falarei sobre isso =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Recentes

15 livros para quem quer aprender escrita e storytelling

Boa parte da minha formação como storyteller e escritor veio de livros técnicos. É verdade que eu sigo me atualizando...

Você escreveria o seu texto mesmo se tivesse zero visualizações?

Olhar pra sua produção de forma estratégica é um grande diferencial do escritor mais experiente..Saber selecionar assuntos, moldar as frases,...

Quero escrever, mas minha mente está cheia. O que fazer?

Puxa, que ideia genial! Você se senta pra escrever, todo empolgado com essa sua nova ideia. No primeiro dia a...

Escrever é viver no nível mais forte

Quem me segue a mais tempo sabe por que a página tem esse nome, mas acho que nunca parei pra...

Leia esse post e descubra (FINALMENTE) pra que serve o título

Seja na capa de um livro ou no topo de um texto em seu blog, acredito cada vez mais que...

Vale a pena escrever um livro em um mês?

Tenho recebido muitas perguntas questionando a utilidade do NaNoWriMo. Antes de responder, porém, vale explicar o que diabos é isso....

Ninguém é vilão na própria história

Recentemente, no Instagram, falamos sobre o novo filme do Coringa e analisamos alguns pontos de destaque da narrativa. Talvez o...

O seu texto é útil?

A atenção se tornou um dos nossos ativos mais valiosos. Somos, a todo momento, impactados por centenas de informações e...